Londrina ganha em 2022 mais um primeiro lugar do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Prêmio Prioridade Absoluta:
Na categoria Juiz, venceu a magistrada Cláudia Catafesta, da Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei de Londrina/PR, que desenvolve o projeto “CORRE em Família”, lançado em 2020. A ação utiliza círculos de diálogo da Justiça Restaurativa, ajudando famílias em situação de desproteção social.  A segunda colocação ficou com a iniciativa “NAP: Núcleo de Avaliação Psicológica”, desenvolvido pelo juiz da Vara de Infância e Juventude de São José do Rio Preto/SP, Evandro Pelarin; e a terceira com o projeto “Protocolo para a Realização de Audiências por Videoconferência na Área Infracional”, trabalho do magistrado Raul Khairallah de Oliveira Silva, do Tribunal do Justiça de São Paulo. O Prêmio será entregue em Brasília no dia 31 de agosto de 2022.

Veja, de forma bem detalhada todas as categorias do prêmio 2022 em  https://abraminj.org.br/divulgado-resultado-final-do-premio-prioridade-absoluta-2022/

Em 2021 o CENSE ganhou o primeiro e segundo lugar em Prêmio Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Prêmio Prioridade Absoluta.

1° Clube de Leitura: práticas de leitura e ação reflexiva com adolescentes privados de liberdade.

2° Se liga RAPaz – O RAP ao “pé da letra” enquanto instrumento de reflexão e voz aos adolescentes privados de liberdade.

VEJA MAIS http://londrinapazeando.org.br/inedito-londrina-ganha-o-primeiro-e-segundo-lugar-em-premio-nacional/

O Programa CORRE em Família – COmpanheirismo, Ressignificação, Respeito e Empatia – trabalha com as famílias atendidas no Conselho Tutelar. Utilizando a metodologia doas círculos de diálogos, proporciona momentos de reflexão em comunidade, acolhendo e fortalecendo as famílias, diante de tantas fragilidades vivenciadas. Proporciona momentos de escuta ativa com responsáveis e adolescentes, buscando ressignificar suas vidas. Outra ação do programa é a criação de fluxo, entre a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, para comunicação de desproteções sociais verificadas pela polícia em relação a crianças e adolescentes, pela compreensão de que a atuação preventiva, integral, intersetorial e sistêmica é uma tarefa de todos os integrantes do sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes. Para execução das ações do CORRE em Família, diferentes atores do Sistema de Garantia de Direitos e Vara da Infância e Juventude de Londrina se uniram para fortalecer a rede de atendimento:

-Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei de Londrina
-Vara da Infância e Juventude de Londrina
-Ministério Público
-Defensoria Pública
-Polícia Militar
-Conselho Tutelar de Londrina
-Secretaria Municipal de Educação
-COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz
-OSC Londrina Pazeando
-Rede de Serviços entre outros parceiros.

Além dos Círculos de Diálogo, também há atividades voltadas para os adolescentes como dança, grafite, capoeira, corrida entre outras coisas, que os atraem e permitem, de fato, vinculá-los à construção de um projeto de vida.
Veja o vídeo de lançamento do Programa https://www.youtube.com/watch?v=gtQb7xIfeec

Todas estas redes estão conectadas e trabalhando com a metodologia da Justiça Restaurativa na perspectiva estratégica de uma Educação para Construção de uma Cultura de Paz em Londrina.

Saiba mais da história do Movimento pela Paz e Não-Violência
VEJA em http://londrinapazeando.org.br/5-semana-municipal-de-justica-restaurativa-de-londrina/

VEJA REPORTAGEM NO BLOG DA PREFITURA Programa londrinense de Justiça Restaurativa ganha prêmio nacional do CNJ – Blog Londrina

VEJA NA FOLHA https://www.folhadelondrina.com.br/geral/programa-londrinense-corre-em-familia-vence-premio-do-cnj-3220350e.html

VEJA NO BLOG DA PREFEITURA CNJ entrega prêmio nacional ao programa londrinense “Corre em Família” – Blog Londrina

VEJA NO JORNAL do Tribunal de Justiça do Paraná Juíza e Juiz do TJPR conquistam primeiro lugar no 2° Prêmio Prioridade Absoluta do CNJ – Destaques – TJPR

🔸 O projeto CORRE em Família foi contemplado com o 1° lugar na categoria Juiz, eixo infracional, do 2° Prêmio Prioridade Absoluta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A cerimônia de premiação acontecerá no dia 31 de agosto de 2022, na sede do CNJ, localizada em Brasília.

O CORRE é fruto de um árduo trabalho desenvolvido pela rede de proteção à criança e ao adolescente de Londrina e região. Pensando nisso, com enorme prazer, anunciamos que, no dia 02 de setembro de 2022, sexta-feira, realizaremos um café coletivo para comemorarmos juntos esse importante reconhecimento, que apenas foi possível graças aos esforços de cada componente dessa grande articulação que representa o CORRE.

O café da manhã será colaborativo. Então, se possível, levar um prato de salgado ou doce, ou alguma bebida. EVENTO ABERTO a todos interessados na Construção de uma Cultura de Paz

🗓️ DATA: 02/09/2022, sexta-feira
📍 LOCAL: Cineatro do CEU, s/n, atrás do Colégio Estadual Polivalente
🕐 HORÁRIO: 09h00

*Além de relembrarmos as histórias e ações do CORRE, também compartilharemos uma novidade relacionada a outro projeto londrinense, o #RolêdaJustiça.

VEJA ALBUM DE FOTOS
https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/albums/72177720301783005