Você conhece a URI – Iniciativa das Religiões Unidas?

Vamos receber em Londrina a Salette Aquino, que é membro do Conselho Global da URI – Iniciativa das Religiões Unidas e vai nos trazer exemplos de atuação da URI no Brasil e no Mundo. O GDI Grupo de Diálogo Inter Religioso de Londrina www.londrinapazeando.org.br/gdi-dialogo-inter-religioso/ e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz www.londrinapazeando.org.br/historico-compaz/ estão filiados à URI.

  • data:  10 de fevereiro -SEXTA
  • hora:  19 às 20h
  • local:   Centro de Pastora Rua Dom Bosco 145
  • Obs: Das 20:15 até 21:15 horas após o evento, vamos por adesão, no Restaurante Casarão

A United Religions Initiative (URI), em português a ‘Iniciativa das Religiões Unidas (URI)’, é uma comunidade global, em crescimento, dedicada a promover cooperação permanente e cotidiana, entre fés, eliminando violência de motivação religiosa e criando culturas de paz, justiça e cura para a Terra e para todos os seres vivos.

Trabalhando em todos os continentes, e entre continentes, pessoas de diferentes religiões, expressões espirituais e tradições indígenas estão criando níveis sem precedentes de cooperação global permanente. A esperança está crescendo, visando um mundo melhor. É um mundo em que os valores e ensinamentos das grandes tradições de sabedoria guiam o serviço, em que pessoas se respeitam mutuamente em suas crenças, e em que a desenvoltura e a paixão de gente comum, trabalhando conjuntamente, trazem cura e um futuro mais esperançoso para a comunidade da Terra. A URI é considerada hoje o maior movimento inter-religioso de base no mundo, com presença em 112 países e tem assento no Conselho Econômico e Social da ONU.

VEJA Carta a Iniciativa das Religiões Unidas, Para a cooperação mundial inter-religiosa
https://www.uri.org/sites/default/files/media/document/2017/URI_Charter_Portuguese.pdf

Maria Salette Mayer de Aquino mora em Brasília. Foi secretária bilíngue da Siemens de 1975 a 1985. É Mestre em Linguística Aplicada, atuou como docente na UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas de 1988 a 2012, nas áreas de Língua Alemã e Trabalhos Comunitários (extensão universitária), foi colaboradora da Disciplina ‘Arte, Ciência e Sociedade para uma Cultura de Paz’, além de Diretora do CEL – Centro de Ensino de Línguas da UNICAMP de 2009 a 2011.

Salette é membro da Iniciativa das Religiões Unidas (URI) desde 2000 e é cofundadora do Círculo de Cooperação da URI em Campinas. Ela atua como membro do Conselho Global da URI desde julho de 2016. É membro de outros quatro Círculos de Cooperação (CC) da URI:  CC Brasília, CC FE-MENINA, CC de Músicos da América Latina e CC WIN, que é um Círculo de Cooperação Global de Mulheres. Coopera também com o CC Ambiental Global. As áreas de interesse de Salette são cooperação: inter-religiosa, culturas de paz, direitos humanos, desarmamento, meio ambiente, povos indígenas e luta antirracismo.

EVENTO PROMOVIDO EM LONDRINA POR:

Evento em 21/janeiro/2023 -8ª Londrina Religiões Unidas pela Paz e em Prol da Tolerância Religiosa

VEJA REPORTAGEM 08/fev no Blog da Prefeitura
https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=149516