VEJA NOSSOS JOGOS

Veja Inauguração do
Memorial Totem Dado da Paz

Se Liga no Gugu – Totem da Paz Igapó Londrina

VEJA PLAY LIST DOS PROGRAMAS DO GUGU – Embaixador da Paz (clique aqui)

JOGAR A TRILHA DA PAZ
EM TABULEIRO VIRTUAL
Desenvolvido para web por Larissa Dantas Vilaça
fone/whats 43.9.9690-5294 E-mail laridv@hotmail.com

[Clique Aqui ]

Jogos para computador, celular e tablets

#20anospazeando
#culturadepaz
Facebook https://www.facebook.com/trilhapazeando/

A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA INSERIU O MEMORIA TOTEM DADO DA PAZ NA RELACAO DOS MEMORIAIS DA CIDADE DE LONDRINA 2023_02_17_fevereiro_SECRETARIA_CULTURA_M70_TOTEM_DA_PAZ_3-1

.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INSERIU O LAGO IGAPÓ 2 E NELE O MEMRIAL TOTEM DADO DA PAZ E Os ABRAÇOS NO LAGO PELA PAZ NO PROJETO CONHECER LONDRINA ( na terceira parada). É ROTEIRO PARA VISITAÇAO DE ESCOLAS MUNICIPAIS AO PONTOS HISTÓRICOS E TURISTICOS DE LONDRINA, VEJA NO LINK ABAIXO
https://sites.google.com/edu.londrina.pr.gov.br/conhecerlondrina/roteiro-7/terceira-parada?authuser=0


TRILHA DA PAZ

TRILHA DA PAZ e o DADO DE CULTURA DE PAZ – é também uma oficina de Empreendedorismo em Prol da Cultura de Paz com metodologia e um material pedagógico, com objetivo de contribuir com as Escolas Municipais na implementação da Lei 12.467, de 6 de dezembro de 2016.

JUSTIFICATIVA:

O Movimento pela Paz e Não-Violência, Londrina Pazeando e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz, integram a protagonizam o Movimento em Prol da implementação do Método da Justiça Restaurativa (JR) em Londrina, nas Escolas de Londrina.

Incentivamos e participamos de cursos de formação em JR, realizamos centenas de círculos de construção de paz em diferentes lugares e diferentes grupos, incluindo muitas escolas, com professores e com alunos, lançamos os Livros Pazeando 2016, 2017, 2018 e 2019 com tema neste foco, que chamou os alunos, pais e professores a pensarem neste na construção da cultura de paz e na importância de fazer círculos de construção de paz, nas escolas e em casa. Chamamos, junto com outras instituições, uma audiência pública, discutimos com a Prefeitura, Câmara e Comunidade, e em 06 dezembro (2016) a Lei 12.467 foi publicada no fim do Governo Municipal. Com o novo Governos (2017) fomos a Secretaria de Educação e solicitamos continuar a implementação da proposta da Lei nas Escolas Municipais, como uma política pública, visando reduzir a violência escolar e na sociedade de forma geral, temos tido um avanço importante nas propostas sugeridas pelo Comitê de JR criado com a Lei.

OBJETIVOS

Construção de um material pedagógico iconizado, capaz de colaborar com professores, alunos e pais na Educação para a Cultura de Paz, Cultura de Sustentabilidade, alinhado com as propostas da ONU/Unesco e os ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis do Milênio.

Também com objetivo deste material simbolizar todos os esforços e ações do o Movimento pela Paz e Não-Violência, Londrina Pazeando, o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz e o Movimento em prol da Justiça Restaurativa, tem realizado em Londrina, materializado em forma de jogo e de um Totem da Paz, que pretende ser um novo ponto turístico de Londrina.

DESCRIÇÃO DO PROJETO.

O projeto tem vários MODOS de utilização, que descrevemos abaixo:

MODO OFICINA: Trilha da paz é também uma oficina de Empreendedorismo em Prol da Cultura de Paz, que se interconecta com o Dado de Cultura de Paz (Manifesto 2000 da ONU/Unesco)

Modelagem oficina (total 2 horas)
1- Vídeo com algumas reportagens dos 19 anos do Movimento pela Paz 20” (vinte minutos)
veja a playlist vídeos https://www.youtube.com/playlist?list=PLh7V0uXjecwcQq1W8C1qhj4z9mgbICTT6

2- Jogo TRILHA DA PAZ – Manifesto 2000 ONU/UNESCO 20” (vinte minutos)

3- Intervalo antes do Circulou 15” (quinze minutos)

4- Círculo de Construção de Cultura de Paz 45” (quarenta e cinco minutos) , que será o desfecho ouvindo um a um dos jovens que participarem da oficina, com a utilização do objeto da palavra.

A OSC Londrina Pazeando e membros voluntários do COMPAZ, conforme agenda previamente realizado com a Secretaria Municipal de Educação e ou NRE Núcleo Regional de Educação e ou SINEPE aplicam as oficinas nas escolas. Mas os professores e outros voluntários podem também realizar.

MODO JOGO: Neste modo as pessoas podem só jogar a trilha da paz, resgatar um jogo popular e diversidade das trilhas, ou tabuleiros de mesa, reunir amigos e famílias em casa para jogarem a conversarem. (BAIXA AQUI)

MODO JOGO impresso computador: Para isto temos o jogo que pode ser baixado e impresso em sulfite, como o dado personalizado que também impresso no sulfite e com cola pode ser montado. Tudo gratuito e disponibilizado para o Mundo todo. E o Dado de Cultura de Paz (BAIXAR AQUI)

MODO JOGO dado de cultura de paz: Tem a versão do dado para fazer oficinas e dados personalizados, onde as pessoas podem ao invés dos seis princípios dos pacifistas, colocarem seus próprios desafios pessoais” … exemplo “respeitar meu país”, “ficar mais tempo com meus filhos”. (BAIXAR AQUI)

MODO JOGO virtual: Para jogar com celular, tablet, computador. Mas nesta versão é mantido o princípio do tabuleiro, pois tem que jogar com “um celular” e clicar no dado um por um dos jogadores no mesmo aparelho, ou seja, é o tabuleiro de mês virtualizado apenas. (CLIQUE PARA JOGAR)

MODO JOGO impresso em gráfica: Vem com o dado de cultura de paz e os avatares em tamanho de 40X40 centímetros. Este formato foi doado um para cada Escola Municipal, Estadual e Particular de Londrina. Mas pode ser adquirido em Lojas de Jogos Pedagógicos em Londrina por R$ 10,00. Veja os pontos (CLIQUE AQUI)

MODO JOGO interação: Visita ao “ponto turístico” Totem Trilha da Paz no lago igapó, onde temos os dados (cubos de aço) que podem ser rodados e também um tabuleiro em mármore no chão que pode ser utilizado para jogar “in loco”.

MODO JOGO movimento pela paz: As pessoas podem tirar fotos jogando, fazer comentários sobre o jogo e o movimento, tirar fotos no Totem, dar de presente o jogo, indicar para pessoas de Londrina e de fora de Londrina. FaceBook #eujogueiatrilhadapaz

MODO CONEXÃO INTERNACIONAL: Fizemos uma parceria com o Projeto Living Peace International é um percurso de educação para paz. Baseia-se no lançamento do “Dado da paz” em cujas faces não existem números, mas sim frases que ajudam a construir relacionamentos de paz entre todos. Este dado é inspirado nos pontos da “arte de amar” que Chiara Lubich havia proposto, sob forma de um dado, às crianças do Movimento dos Focolares. Este percurso também propõe o time out momento per la pace 80“Time-Out”: todos os dias, ao meio dia, nos mais variados fusos horários, os participantes são convidados a fazer um minuto de silêncio, oração ou reflexão pela paz. O Living Peace International está hoje em 160 países e tem mais de um milhão de pessoas conectadas na proposta https://livingpeaceinternational.org/br/ e temos no Totem da Paz o Dado de Cultura de Paz customizado de Londrina e o Dado da Paz do Living Peace.

A OSC Londrina Pazeando e membros voluntários do COMPAZ, CONFORME AGENDA previamente realizado com a Secretaria Municipal de Educação e ou NRE Núcleo Regional de Educação e ou SINEPE para as escolas particulares, poderá realizar uma oficina com os professores (e + seus alunos) para que sejam multiplicadores. Embora qualquer professor pode se apropriar aqui do material e realizar a oficina com seus alunos.

BENEFÍCIOS ALCANÇADOS:

Contribuição para *Construção de uma Cultura de Paz e Não-Violência, e para a Sustentabilidade proposta pela ONU através dos objetivos e metas doa ODS Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Contribui com as escolas para utilização do método da Justiça Restaurativa na comunidade Escolar

Materializa e ajuda as pessoas a serem protagonistas do Movimento pela Paz e Não-Violência na cidade, e na inspiração de outras comunidades.

CUSTO-BENEFÍCIO.

CUSTO: A OSC Londrina Pazeando investiu em torno de R$ 10.000,00 com a fabricação e a instalação da Trilha da Paz no Lago Igapó, na produção do Design, na impressão gráfica, na produção da trilha virtual.

BENEFÍCIOS: Está oportunizando o protagonismo aos cidadãos de forma geral, e também aos professores educadores mais especificamente. Também de forma criativa, lúdica, iconizada, potencializa e integra tudo que temos realizado em prol da construção da cultura de paz nos últimos 19 anos na cidade de Londrina.

EXPECTATIVA DO IMPACTO DO PROJETO PARA A SOCIEDADE, NAS PERSPECTIVAS DE:

EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA: Tudo que o Movimento pela Paz e Não-Violência está fazendo é relatado na trilha de forma concisa e clara e transparente, mostrando caminhos (o nome do jogo é trilha) para construção de uma cultura de paz.

CONTROLE SOCIAL: o controle para que não tenhamos violência é o investimento em ações que promovam a reflexão sobre a atual cultura planetária da violência, e as ações que convidem as pessoas a vivenciarem nas suas vidas, resoluções dos seus conflitos de forma não-violentas.

PROMOÇÃO DA CIDADANIA: Viver na Cidade, com pessoas e com relações conflituosas a cada momento, é uma realidade no mundo atual. A questão é como con-viver sem que os conflitos progridam para “resoluções” violentas? Promover a cidadania plena é investir na construção de uma cultura de paz e não-violência, na educação para paz. Muitos são os caminhos, muito diversas são as ações, e esta tem sido a nossa contribuição. Representamos no Design uma trilha (um dos caminhos) em uma “polis” cidade (ícones de Londrina). Estamos promovendo a cidadania, quisemos representar isto.  

QUAIS AS PERSPECTIVAS DO PROJETO PARA O FUTURO?

Futuro é Cambé Pazeando, Ibiporã Pazeando, São Paulo Pazeando, Paraná Pazeando Brasil Pazeando, e o Mundo Pazeando. Queremos inspirar muitos cidadãos do Planeta a continuarem a construírem as “suas trilhas da paz” e se conectar com Londrina cada vez mais.
Queremos fazer Mapas da Paz. Já temos muitos Mapas da Violência, necessitamos mudar a Cultura Planetária. Isto já acontecendo, é um movimento global, este é só o nossa jeito de fazer aqui.

Manifesto 2000

Direitos Humanos POR UM NOVO COMEÇO

O ano 2000 precisa ser um novo começo para todos nós. Juntos, podemos transformar a cultura da guerra e da violência em uma cultura de paz e não-violência. Para tanto, é preciso a participação de todos. Assim, transmitiremos aos jovens e às gerações futuras valores que os inspirarão a construir um mundo de dignidade e harmonia, um mundo de justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade. A cultura de paz torna possível o desenvolvimento sustentável, a proteção do meio ambiente e o crescimento pessoal de cada ser humano.

A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o ano 2000 como o Ano Internacional por uma Cultura de Paz. A UNESCO é a responsável pela coordenação das atividades de comemoração do Ano Internacional por uma Cultura de Paz.

Um grupo de Prêmios Nobel da Paz esteve reunido em Paris para a celebração do 50º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos e juntos redigiram o “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência”.

Norman Borlaug, Adolfo Perez Esquivel, Dalaï Lama, Mikhail Sergeyevich Gorbachev, Mairead Maguire, Nelson Mandela, Rigoberta Menchu Tum, Shimon Peres, Jose Ramos Horta, Joseph Roblat, Desmond Mpilo Tutu, David Trimble, Elie Wiesel e Carlos Felipo Ximenes Belo estão entre os primeiros cidadãos a assinar o Manifesto 2000. Junte-se a eles!

O QUE É O MANIFESTO 2000?

O Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não-Violência foi escrito por um grupo de Prêmios Nobel da Paz, com o fim de criar um senso de responsabilidade que se inicia em nível pessoal – não se trata de uma moção ou petição endereçada às altas autoridades.

É responsabilidade de cada um colocar em prática os valores, as atitudes e formas de conduta que inspirem uma cultura de paz. Todos podem contribuir para esse objetivo dentro de sua família, de seu bairro, de sua cidade, de sua região e de seu país ao promover a não-violência, a tolerância, o diálogo, a reconciliação, a justiça e a solidariedade em atitudes cotidianas.

O Manifesto 2000 foi lançado em Paris no dia 04 de março de 1999 e está aberto para assinaturas do público geral em todo o mundo. Para assinar, basta acessar o site https://www.unesco.org/manifesto2000 ou enviar o seu compromisso pessoal a um dos Escritórios da UNESCO no mundo.

A grande meta é apresentar 100 milhões de assinaturas à Assembléia Geral das Nações Unidas em sua reunião da virada do milênio em Setembro do ano 2000.

MANIFESTO 2000 – O TEXTO

Reconhecendo a minha cota de responsabilidade com o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e as das gerações futuras, eu me comprometo – em minha vida diária, na minha família, no meu trabalho, na minha comunidade, no meu país e na minha região – a:

1- Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa, sem discriminação ou preconceito;

2- Praticar a não-violência ativa, rejeitando a violência sob todas as suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular contra os grupos mais desprovidos e vulneráveis como as crianças e os adolescentes;

3- Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais em um espírito de generosidade visando o fim da exclusão, da injustiça e da opressão política e econômica;

4- Defender a liberdade de expressão e a diversidade cultural, dando sempre preferência ao diálogo e à escuta do que ao fanatismo, a difamação e a rejeição do outro;

5- Promover um comportamento de consumo que seja responsável e práticas de desenvolvimento que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio da natureza no planeta;

6- Contribuir para o desenvolvimento da minha comunidade, com a ampla participação da mulher e o respeito pelos princípios democráticos, de modo a construir novas formas de solidariedade.

ASSINE VOCÊ TAMBÉM O MANIFESTO 2000!
Se você tem acesso à Internet:
https://www.unesco.org.br/manifesto2000 

Se você não tem acesso à Internet, escreva para a UNESCO,
assine o manifesto e declare o seu compromisso com a cultura de paz:
SAS, Quadra 05, Bloco H, Lote 06
Ed. CNPq/IBICT/UNESCO – 9º Andar
70070-914 – Brasília – DF

ASSINAR MANIFESTO 2000

Link da UNESCO https://portal.unesco.org/en/ev.php-URL_ID=25575&URL_DO=DO_TOPIC&URL_SECTION=201.html

.

SITE LIVING PEACE INTERNATIONAL
FONTE: https://livingpeaceinternational.org/br/

O Projeto Living Peace International é um percurso de educação para paz.

Baseia-se no lançamento do “Dado da paz” em cujas faces não existem números, mas sim frases que ajudam a construir relacionamentos de paz entre todos. Este dado é inspirado nos pontos da “arte de amar” que Chiara Lubich havia proposto, sob forma de um dado, às crianças do Movimento dos Focolares.

Este percurso também propõe o time out momento per la pace 80“Time-Out”: todos os dias, ao meio dia, nos mais variados fusos horários, os participantes são convidados a fazer um um minuto de silêncio, oração ou reflexão pela paz.

Até hoje, mais de 1000 escolas e grupos estiveram envolvidos no projeto e mais de 600 mil crianças, adolescentes e jovens ao redor do mundo foram alcançados pelas suas iniciativas.

Living Peace trabalha no sentido de reforçar as colaborações e cooperar com tantas outras iniciativas existentes no mundo para a construção de uma “rede” de paz que abrace toda a terra. De fato, Living Peace pode ser considerado uma plataforma: são mais de 60 as organizações internacionais em sinergia com o projeto, compartilhando iniciativas e ações de paz que são propostas às respectivas redes.

FONTE: https://livingpeaceinternational.org/br/

.