SITE DA MARCHA MUNDIAL https://theworldmarch.org/en/
FACEBOOK LONDRINA https://www.facebook.com/londrinamarchamundialpelapaz/?modal=admin_todo_tour
ÁLBUM DE FOTOS https://www.flickr.com/photos/luis_pazeando/albums/72157710035180997
VÍDEOS DA MARCHA https://www.youtube.com/playlist?list=PLvMYyoJU15dS1iQXbF-Gb61ATDft3W0y6

RESUMO DE LINKS DO DIA 17/DEZ/2019
242 FOTOS NO GOOGLE (clique aqui)
VÍDEO CÂMARA MUNICIPAL (clique aqui)
VÍDEO GABINETE PREFEITO DE LONDRINA (clique aqui)
VÍDEO MUSEU HISTÓRICO ABRAÇO PELA PAZ (clique aqui)
VÍDEO MUSEU HISTÓRICO TAMBORES JAPONESE (clique aqui)
VÍDEO MUSEU HISTÓRICO ARCO IRES (clique aqui)
VÍDEO NO YOU TUBE DOCUMENTÁRIO 17/dez (clique aqui)
FACEBOOK CÂMARA (clique aqui)
FACEBOOK PREFEITURA (clique aqui)
FACEBOOK MUSEU HISTÓRICO ARCO-IRES (clique aqui)
FACEBOOK MUSEU HISTÓRICO ABRAÇO (clique aqui)

REPORTAGEM DE LONDRINA NO SITE DA MARCHA
Marcha Mundial pela Paz visita a Prefeitura (18/dez/2019) https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=67357
Londrina recebe 2° Marcha Mundial pela Paz (12/dez/2019) https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=67086
9ª edición un Arma no es un Juguete (22/nov/2019) https://theworldmarch.org/9edicion-arma-no-es-juguete/
Tras el inicio de la Marcha, Brasil (13/nov/19) https://theworldmarch.org/tras-inicio-de-marcha-brasil/
Brasil, múltiples iniciativas de No-violencia (12/out_2019) https://theworldmarch.org/brasil-multiples-iniciativas-de-no-violencia/
Londrina connects with the World March (09/out/2019) https://en.theworldmarch.org/londrina-conecta-marcha-mundial/
Londrina educa para la Paz (05/set/2019) https://theworldmarch.org/londrina-educa-para-paz/
Londrina y su abrazo en el Lago (25/set/2019) https://theworldmarch.org/londrina-su-abrazo-en-lago/
Boletín Inf de la Marcha Mundial N 3 (17/set/2019) https://theworldmarch.org/boletin-informativo-de-la-marcha-mundial-numero-3/

OUTRA MÍDIAS NO BRASIL
N.COM Prefeitura de Londrina ( 2019 21/nov) https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=67357
N.COM Prefeitura de Londrina (2019 25/out) https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=64182
N.COM Prefeitura de Londrina (2019 21/out) https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=64075
N.COM Prefeitura de Londrina (2019 30/set) https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=62496

*N.COM Prefeitura de Londrina (2009 21/dez) https://blog.londrina.pr.gov.br/?p=6746

AGENDA da Marcha Mundial em 17/dez em Londrina, em construção,
[clique aqui para ver agenda provisória]

NESTA PLAY LIST TEMOS VÍDEOS NO YOU TUBE
CURSO de EAD de Não-Violência nas Escolas, Marcha em Londrina, Marcha no Mundo.

ROTA DA MARCHA MUNDIAL NO BRASIL

Recife/PE – 6 a 8 de Dezembro
Salvador/BA – 9 e 10/dez.
São Paulo/SP de 10 e 11/dez.
Cubatão/SP – 11/dez.
Caucaia/SP – 12/dez.
Itapeva/SP – 13/dez.
Paraisópolis/MG – 13/dez.
Campinas/SP – 14/dez
Rio de Janeiro/RJ – 15 e 16/dez.
Maricá/RJ – 16/dez.
Londrina/PR – 17/dez.
Curitiba/PR – 18/dez.

PROGRAMAÇÃO EM LONDRINA:

28/agosto Na Inauguração do Totem Trilha e Dado da Paz LOCAL Av. Higienópolis Esquina com Bento Munhoz da Rocha Neto

22/setembro – 11° Abraço no Lago pela Paz LOCAL Av. Higienópolis Esquina com Bento Munhoz da Rocha Neto

02/outubro – Conexão Londrina com a Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência LOCAL -Centro de Pastoral na Rua Dom Bôsco, 145 das 8 às 10 horas

05/outubro – 6º Manifesto pela Paz e pelo desarmamento infantil. LOCAL -Conjunto Milton Gaveti, na Rua Rafael Lamastra (nº36) esquina com Rua Patagônia em Londrina, das 8 às 12 horas (VEJA MAIS clique aqui)

De 18 à 21 Novembro 2° Semana Municipal de Justiça Restaurativa de Londrina, Conectada com a 2° Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência

21/novembro/2019 – 9° Entrega do SELO Arma não é Brinquedo LOCAL Câmara Municipal de Londrina

17 de dezembro *A Marcha Mundial passará em Londrina (Agenda em Construção)


Londrina, 05 de setembro de 2019
Convite: 2° Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência – 02 de outubro / 17 de dezembro de 2019.
(Instituições de Londrina e região)
Queremos convidá-lo a aderir à 2° Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência que terá início em 02 de outubro, em Madri e percorrerá os seis continentes em todo o mundo, passando por Londrina em 17 de dezembro, e será encerrada com a chegada à Madri em 8 de março de 2020.
O dia 02 de outubro é uma data importante para o mundo: é quando se comemora o nascimento de Gandhi e foi declarado pelas Nações Unidas como o “Dia Internacional da Não-Violência”.
Em Londrina, nossa participação terá início em uma Reunião significativa e cheia de simbolismo também em 02 de outubro próximo, pois estaremos nos unidos à povos e nações que também tem como preocupação e fundamento a construção de um mundo sem violência.
Trata-se de uma iniciativa impulsionada pela organização internacional Mundo Sem Guerras em conjunto com diversas organizações e pessoas dispostas a organizar ações e percorrer novamente todo o planeta, para contribuir na construção de um mundo sem guerras e sem violência.
Em sua 2ª edição, 10 anos após a primeira Marcha, Londrina estará novamente presente, ilustrando nossos valores.
Assim sendo, esperamos por sua participação das 8 às 10 horas, na abertura dos trabalhos de organização da Marcha, com uma atividade especial, à Rua Dom Bosco, 145 (Arquidiocese de Londrina):
a. Início da participação de Londrina (Conexão Londrina com Marcha)
b. Símbolo Humano da Paz (Painel Humanos)
c. Planejar a participação nas atividades da Caravana em Londrina.

Certos de sua união aos melhores propósitos para nossa cidade,segue nosso abraço, com desejo de Paz
Luis Claudio Galhardi
43.99996-1283 tim 99144-5276 vivo

LONDRINA, 27 DE JULHO – REUNIÃO INTERNACIONAL – APROVADO
Documento de adesão à 2° Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência

Estimado(s),

            Queremos convidá-lo(s) a aderir à 2° Marcha Mundial da Paz e da Não-Violência. Trata-se de uma iniciativa impulsionada pela organização internacional Mundo Sem Guerras em conjunto com diversas organizações e pessoas dispostas a organizar ações e percorrer novamente todo o planeta, para contribuir na construção de um mundo sem guerras e sem violência.

Começando em Madri na Espanha no dia 2 de Outubro de 2019, data que comemora o nascimento de Gandhi e que foi declarada pelas Nações Unidas “Dia Internacional da Não-Violência”, a marcha dará a volta no Globo percorrendo os seis continentes, finalizando novamente em Madri no dia 8 de Março de 2020, promovendo a educação na não violência e federando os movimentos que em todo o mundo defendem e promovem a democracia, a justiça social e ambiental; a igualdade entre os gêneros, a solidariedade entre povos e a sustentabilidade da vida no planeta. Uma Marcha que busca viabilizar e empoderar a esses movimentos, comunidades e organizações, em uma convergência global de esforços em prol dos seguintes objetivos:  

            – Levantar um grande clamor mundial desse “nós, os povos”, com o que tão lucidamente se inicia a Carta das Nações Unidas, para uma rápida implementação prática do Tratado de Proibição de Armas Nucleares, que permita liberar os recursos destinados hoje à destruição, para resolver necessidades básicas da humanidade.

            – Assumir um Plano de Irradicação da Fome, em consonância com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que disponha dos fundos necessários para que seja efetivo.

            – Ativar um Plano de Medidas Urgentes contra todo tipo de supremacia, racismo, segregação e perseguição por sexo, raça, nacionalidade ou religião.

            – Promover uma Carta Democrática de Cidadania Global, que complemente a Declaração de Direitos Humanos (Civis, políticos e socioeconômicos).

            – Incorporar a Carta da Terra a “Agenda Internacional” dos ODS, para fazer frente de forma eficaz a mudança climática e demais frentes de insustentabilidade ambiental.

            – Refundar as Nações Unidas, dando participação a sociedade civil, democratizando o Conselho de Segurança para transformá-lo em um autêntico Conselho Mundial de Paz, e criando um Conselho de Segurança Ambiental e Econômico, de forma que se reforcem as cinco prioridades das Nações Unidas: alimentação, água, saúde, meio ambiente e educação.

            – Promover alianças de movimentos, partidos e ONGs, para transitar desde a cultura de imposição, violência e guerra a uma cultura de paz, não-violência, diálogo e solidariedade, em cada localidade, país e região, desde a perspectiva global que oferece esta Marcha Mundial.

Hoje, a 2° Marcha Mundial pela Paz e Não-violência é mais necessária que nunca.

Dez anos após a 1° Marcha Mundial, as razões que a motivaram, longe de reduzir-se, se tem fortalecido. Vivemos num mundo onde cresce o unilateralismo autoritário, ao tempo em que se degrada o papel fundacional das Nações Unidas na resolução de conflitos internacionais. Um mundo que desanda em dezenas de guerras, em sua maioria silenciada pela desinformação; em que explodem as crises ecológicas de insustentabilidade que o Clube de Roma anunciou já faz meio século; em que milhões de migrantes, refugiados e deslocados ambientais se veem empurrados a desafiar fronteiras de injustiça e morte; em que se pretendem justificar guerras e massacres na disputa por recursos cada vez mais escassos; em que o choque de “placas geopolíticas” entre poderes dominantes e emergentes suscita novas e perigosas tensões; em que a cobiça dos mais ricos quebra, inclusive nos países desenvolvidos, qualquer expectativa ou realidade de sociedade de bem estar, levando ondas de indignação que acabam sendo manipuladas e gerando alarmantes movimentos de rechaço e xenofobia contra refugiados e imigrantes; um mundo, em que a justificação da violência em nome da segurança, faz crescer o risco de escaladas bélicas de proporções incontroláveis.

 O Tratado de Não-Proliferação das Armas Nucleares, desde 1970, longe de abrir caminho ao desarme nuclear, tem consolidado o poder da destruição massiva, ampliando-se inclusive o clube da morte global com arsenal nucleares nas mãos de Israel, Índia, Paquistão…, em regiões altamente conflitivas. Tudo isso explica que o Comitê de Cientistas Atômicos situou o índice de risco global (Reloj Doomsday) como o maior vivido desde a Crise dos Mísseis de Cuba, em 1962.

            Além da contribuição em difundir a MM e suas atividades, caso queiram se somar, incentivamos a participação de todos em duas atividades de grande importância, para que possam ser realizadas gerando um grande impacto na região. São elas, o evento mundial simultâneo do dia 2 de outubro de 2019, dia que dará início a Marcha Mundial saindo de Madri para percorrer o mundo; e a atividade para recepcionar a Marcha Mundial *em Curitiba/Parana ou no estado, que acontecerá entre os dias 17/18 de dezembro de 2019.

             Valendo-se das diversas possibilidades de ações em prol da Marcha Mundial, cada pessoa, movimento e organização pode incluir suas atividades à Marcha, dando maior visibilidade nacional e internacional, e força às suas ações já desenvolvidas ou em andamento, ou ainda, desenvolver outras atividades em consonância com a MM.

            Agradecendo sua atenção e disponibilidade, como forma de firmar essa adesão, sugerimos um vídeo curto afirmando sua adesão e incentivando para que outros possam fazer parte desse grande movimento global.

Luis Claudio Galhardi
paz@londrinapazeando.org.br (43) 9.9996-1283
Equipe Promotora de Londrina
2° Marcha Mundial Pela Paz e a Não Violência

Régis Garrett da Rosa Caetano
regisgarrett@hotmail.com (41) 999413494
Equipe Promotora de Curitiba
2° Marcha Mundial Pela Paz e a Não Violência