2023 – Ano pela Justiça Restaurativa na Educação

Londrina desde o ano de 2016 a Lei Municipal nº 12.467, de 06/12/16, que Criou o Programa Municipal de Práticas Restaurativas, nas Escolas Municipais da Cidade


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) lançou, nesta terça-feira (14/03), a campanha nacional “2023 – Ano pela Justiça Restaurativa na Educação”. A iniciativa, que mobilizará tribunais de todo o país, foi anunciada durante a 3ª Sessão ordinária de 2023 da Corte.

O objetivo é fomentar programas e ações de Justiça Restaurativa no contexto escolar, visando a diminuir situações de conflitos e de violência, fortalecendo esses espaços para que construam uma nova forma de convivência, através do diálogo, do sentimento de pertencimento e da inclusão.

É um grande Pacto Nacional para a Justiça Restaurativa na Educação, nas Escolas de todo o Brasil.

Em Londrina temos desde o ano de 2016 a Lei Municipal nº 12.467, de 06/12/16, que Criou o Programa Municipal de Práticas Restaurativas, nas Escolas Municipais da Cidade. Através do Programa VIDA a Lei foi implementada.  Assim os mais de 43.000 alunos e quase 6.000 professores hoje pode contar com esta ferramenta/metodologia de resolução de conflitos.

A ONG Londrina Pazeando e o COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz dede 2015 junto com o Tribunal de Justiça, Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal, Prefeitura e muitas outros serviços da Rede de Proteção a Criança e Adolescente protagonizaram esta política pública em nossa cidade.

Assim, em Londrina, Paraná estamos muito felizes em participar deste Movimento pela Paz e Não-Violência utilizando este Método da Justiça Restaurativa e seus Círculos de Construção de Paz tem feito a diferença na vida de inúmeras crianças e suas famílias.  

A solenidade foi transmitida pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=u8YRgW96Aqs

VEJA ESTA INICIATIVA NO MATO GROSSO
veja completa no link https://www.tjmt.jus.br/noticias/74640
Justiça Restaurativa: Judiciário e Legislativo promovem campanha para pacificação nas escolas
O combate à evasão e a violência nas escolas a partir do diálogo e do acolhimento. A essência da iniciativa desenvolvida pelo Poder Judiciário de Mato Grosso para levar a pacificação ao ambiente escolar, com a implantação da Justiça Restaurativa nas escolas, ganhou um novo e importante aliado. O Tribunal de Justiça de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso deram início a uma campanha institucional para juntos sensibilizar a participação de escolas da rede pública de ensino ao Programa de Pacificação Escolar, desenvolvido pelo Poder Judiciário.
VEJA O VÍDEO