VEJA A PROGRAMAÇÃO DA 5° SEMANA MUNICIPAL DA J.R.:
www.londrinapazeando.org.br/programacao-da-5-semana-municipal-de-justica-restaurativa/

5° Semana Municipal de Justiça Restaurativa de Londrina
De 16, 17 e 18 de novembro de 2022

Temos todos os motivos para celebrar em Londrina Uma Semana Inteira ligada à Justiça Restaurativa e às Práticas Restaurativas, uma vez que o número de pessoas e instituições engajadas é cada dia maior, e em todos os 365 dias do ano, as ações que estes londrinenses estão realizando no dia a dia dos serviços tem feito a diferença na vida de nossa comunidade.

ANO de 2000: O Movimento de Construção de uma Cultura de Paz e Não-Violência, como proposto pela ONU/UNESCO na Declaração sobre uma Cultura de Paz na 107ª sessão plenária 13 de setembro de 1999 iniciou se em Londrina no ano de 2000. Foi criada na cidade, por Lei Municipal, a celebração da 1° Semana Municipal de Cultura de Paz. Surge a OSC Londrina Pazeando, que inicia propondo muitas atividades, que se tornariam Cultura na Cidade, como os Abraço no Lago, o Arma não é Brinquedo e os Curso de Educação para Paz.
Contato Luis Galhardi 43.9.9996-1283
VEJA MAIS http://londrinapazeando.org.br/

ANO de 2008: é criado o COMPAZ – Conselho Municipal de Cultura de Paz de Londrina que junto com a OSC Londrina Pazeando e outras organizações da sociedade cível e Secretarias Municipais se somam para fortalecer o Movimento pela Paz e Não-Violência, de Educação para a Paz e Construção de uma Cultura de Paz, sempre alinhados ao ODM e posteriormente aos ODS/Agenda 2030.
Contato Cidinha Prandini 43.9.9919-6000
VEJA MAIS http://londrinapazeando.org.br/historico-compaz/

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é justica_restaurativa_09_set_2014-1024x623.jpg

ANO de 2014: em uma ação do Poder Judiciário de Londrina, com várias entidades, incluindo o Pazeando e o COMPAZ, é criado o Núcleo de Articulação da Justiça Restaurativa em Londrina, alinhado com um grande movimento nacional restaurativo, que visa discutir e implementar ações pacificadoras no sistema de justiça, o qual ganhou muita força e adesão no Brasil, principalmente após a vinda da Kay Pranis, que apresentou o método de Círculos de Diálogo e Construção de Paz. Rapidamente, a técnica (metodologia/ filosofia de vida) ganha as escolas, pautada na prevenção de conflitos e, em 6 de dezembro de 2016, a Lei nº 12.467 cria o Programa Municipal de Práticas Restaurativas nas Escolas Municipais de Londrina.
VEJA AS LEIS MUNICIPAIS  que estruturam o movimento e as políticas públicas em Londrina
http://londrinapazeando.org.br/leis/

DESTACAMOS AQUI ALGUNS PROGRAMAS E INICIATIVAS

1-) Programa CORRE em Família

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é logo_CORRE-1a.png

O Programa trabalha com as famílias atendidas no Conselho Tutelar. Utilizando a metodologia doas círculos de diálogos, proporciona momentos de reflexão em comunidade, acolhendo e fortalecendo as famílias, diante de tantas fragilidades vivenciadas. Proporciona momentos de escuta ativa com responsáveis e adolescentes, buscando ressignificar suas vidas. Outra ação do programa é a criação de fluxo, entre a Polícia Militar e o Conselho Tutelar, para comunicação de desproteções sociais verificadas pela polícia em relação a crianças e adolescentes, pela compreensão de que a atuação preventiva, integral, intersetorial e sistêmica é uma tarefa de todos os integrantes do sistema de garantias de direitos de crianças e adolescentes. Para execução das ações do CORRE em Família, diferentes atores do Sistema de Garantia de Direitos e Vara da Infância e Juventude de Londrina se uniram para fortalecer a rede de atendimento:

-Vara de Adolescentes em Conflito com a Lei de Londrina
– Vara da Infância e Juventude de Londrina
-Ministério Público
-Defensoria Pública
-Polícia Militar
-Conselho Tutelar de Londrina
-Secretaria Municipal de Educação
-COMPAZ Conselho Municipal de Cultura de Paz
-OSC Londrina Pazeando
-Rede de Serviços entre outros parceiros.
Além dos Círculos de Diálogo, também há atividades voltadas para os adolescentes como dança, grafite, capoeira, corrida entre outras coisas, que os atraem e permitem, de fato, vinculá-los à construção de um projeto de vida.
VIDEO DOCUMENTÁRIO DO LANÇAMENTO https://www.youtube.com/watch?v=gtQb7xIfeec&feature=youtu.be
VEJA MAIS INSTAGRAM  @correemfamilia

VEJA PRÊMIO NACIONAL RECEBIDO PELO CORRE
http://londrinapazeando.org.br/londrina-ganha-em-2022-mais-um-primeiro-lugar-do-conselho-nacional-de-justica-cnj/

2-) Programa VIDA Secretaria Municipal de Educação: Práticas Restaurativas nas Escolas de Londrina, O Programa V.I.D.A – Valores, Inclusão, Desenvolvimento humano e Afetividade, foi implantado na Rede Municipal de Educação de Londrina para que seja possível contribuir ainda mais com a formação humanizada das crianças e dos servidores. Cada um de nós é o sujeito principal para esta construção, pois somos parte importante de um contexto chamado “VIDA”.
Contato Carla Cordeiro 43.9.8816-2903
VEJA MAIS http://londrinapazeando.org.br/praticas-restaurativas-nas-escolas-de-londrina/

3-) CENSE Londrina: Inédito: Londrina ganha o primeiro e segundo lugar em Prêmio Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) intitulado Prioridade Absoluta. Anunciado pelo ministro Luiz Fux, prêmio veio na categoria poder público.
1° Clube de Leitura: práticas de leitura e ação reflexiva com adolescentes privados de liberdade.
2° Se liga RAPaz – O RAP ao “pé da letra” enquanto instrumento de reflexão e voz aos adolescentes privados de liberdade.
Contato Andressa 43.9.9914-6334
VEJA MAIS http://londrinapazeando.org.br/inedito-londrina-ganha-o-primeiro-e-segundo-lugar-em-premio-nacional/

4-) Curso Virtual de Educação para Paz: Instrumental para Capacitação de Educadores em Educação para a Paz. O Curso tem 15 aulas de 1 hora e 30minutos cada o que corresponde a 22 horas e 30 minutos de carga horária. Disponibilizada gratuitamente.
Contato Silvia 43.9.9915-9339
VEJA MAIS http://londrinapazeando.org.br/curso-virtual-aprender-a-educar-para-a-paz/

5-) Círculos em Movimento: Círculos em Movimento nas Escolas -Construindo Comunidades Escolares Restaurativas. O mais vigoroso movimento internacional de educação para a paz, aprendizagem socioemocional e resolução de conflitos em ambientes escolares!
Contato Carla Cordeiro 43.9.8816-2903
VEJA MAIS https://www.circulosemmovimento.org.br/