Cultura de Paz e a Alimentação

A cultura de Paz e não-violência na atualidade tem conexão com muitos temas e assuntos do dia a dia na Vida das pessoas.

É possível a Construção de uma Cultura de Paz sem uma boa alimentação?

 O que é uma boa alimentação, e uma alimentação saudável atualmente? Além de uma gastronomia imensa e diversificada com as várias culturas das populações no Mundo, temos que lidar com “alimentos multiprocessados” e muita informação sobre como comer.

Se buscarmos no Google “boa alimentação” vamos escolher o que quiser escolher como correto. As informações são imensas para todos os lados opostos (gostos) do que é “boa alimentação” e má alimentação.  Temos na atualidade muitos interesses econômicos com seus marketings prontos para nos convencer de que:  – “abra esta embalagem e voce será feliz”. Olhe o que colocamos de nutrientes em nossos produtos.

Deveríamos perguntar:  – Isto é comida?
Tem cara de comida, é vendida na prateleira de comida, mas é comida mesmo?
Você cozinha para voce alimentos?  Arroz, feijão, Legumes, Verduras e Frutas?
Alguém cozinha para você? Em casa, a responsabilidade de cozinhar é de todos?
Se voce não sabe o que está no prato, não reconhece o que está comendo, cuidado!

Fui em um hospital, e após uma cirurgia de estomago tinha “bolacha” e gelatina. Isto é comida leve pós cirurgia?  A gelatina de morango, não tem morango, tem sabor artificial de morango, tem corante, tem estabilizantes, tem aromatizantes, tem estabilizantes e outros produtos. Isto é alimento? Nem vamos falar na bolacha para não entristecer.

Veja o que Paulo Freire disse quando recebeu o prêmio da UNESCO

Em 1986, Freire recebeu o Prêmio Educação para a Paz, concedido pela Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura.

… “Dos explorados povos do mundo, sem nome e sem sorte, aprendi acima de tudo que a paz é fundamental, indispensável, pela qual se precisa lutar. A paz é algo criada, construída, transcendendo a realidade dos fatos perversos da vida social. A paz é criada e desenvolvida na construção inacabável da justiça social”

Será que na atualidade “todos nós” não somos … povos do mundo, sem nome e sem sorte em uma realidade dos fatos perversos da vida social

Como podemos chegar a um Mundo onde as pessoas “não sabem o que é comida” e o que devem comer? Como em meio a tanta conturbação podemos construirmos juntos uma cultura de paz?

Mas temos Documentos Balizadores e Planetários para nos Guiarmos.

Como no caso dos alimentos precisamos, reconhecer, no mar das quase infinitas fontes de informações acharmos os conteúdos que nos aponte caminhos para conseguirmos resgatar em nossa humanidade o que é comer comida. Um resgate e uma reconexão com o Planeta, com a terra na Terra.

Entre estes documentos sugiro o estudo e a vivencia da Agenda 2030.  

AGENDA 2030
ODS 02. Fome Zero e Agricultura Sustentável
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

ODS 03. Saúde e Bem-estar
Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

Outro importante documento é Guia Alimentar para a População Brasileira – Ministério da Saúde

(página 48 guia) Baixe em PDF o Guia Aqui e ou no Site do Ministério da Saúde

Guia Alimentar para a População Brasileira – Ministério da Saúde

A regra de ouro
Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

A regra que facilita a observação das quatro recomendações gerais feitas neste capítulo é simples como devem ser as regras de ouro: prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados preparações culinárias a alimentos ultraprocessados.

Ou seja: opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes, bebidas lácteas e biscoitos recheados; não troque comida feita na hora (caldos, sopas, saladas, molhos, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, farofas, tortas) por produtos que dispensam preparação culinária (sopas “de pacote”, macarrão “instantâneo”, pratos congelados prontos para aquecer, sanduíches, frios e embutidos, maioneses e molhos industrializados, misturas prontas para tortas); e fique com sobremesas caseiras, dispensando as industrializadas.

Veja o Rita Lobo conversando com Drauzio Varella, vale a pena ser visto.

Veja o site da Rita Lobo, PANELINHA
https://panelinha.com.br/

Veja também nosso Curso Educar para Paz
https://londrinapazeando.org.br/curso-virtual-aprender-a-educar-para-a-paz/

You Tube – Tele Educa Mato Grosso
24/10/2019 – GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA

https://www.youtube.com/watch?v=m9ooyi4queo&list=PLvMYyoJU15dQuWYiY-xbCbRi-2ocYu1IB&index=76&t=383s