FONTE IGUARAPÉ: (clique aqui) e veja a retrospectiva completa

CARTA DA DIREÇÃO: Sabemos que o mundo enfrenta múltiplas crises. A emergência climática, as ameaças à saúde pública e questões geopolíticas têm impactos que vão desde a desestabilização das cadeias de suprimento e da segurança alimentar mundial, ao aumento do preço da energia e até mesmo à terrível possibilidade de um confronto nuclear.

Mas não é hora de desanimar. Chegamos ao final de 2022 com a esperança da retomada de caminhos mais promissores. É hora de voltarmos às mesas de discussão e aos esforços coletivos de (re)construção no enfrentamento de nossas desigualdades e em defesa da democracia e de um multilateralismo mais inclusivo e eficaz. Para isso, precisamos fortalecer nossa capacidade de diálogo e formar parcerias intersetoriais e intergeracionais para a  construção de soluções locais, nacionais e globais, baseadas em evidências e na ciência.

No Brasil, depois de anos difíceis e de enormes retrocessos, há muito a fazer na reconstrução das políticas públicas, no fortalecimento da capacidade institucional do Estado, na aceleração do combate às desigualdades e às diferentes formas de violência e no avanço urgente de uma transição climática justa, que aproveite o potencial humano e de desenvolvimento sustentável do país.

Em 2022, o Igarapé integrou os esforços em defesa da democracia, da integridade e segurança de uma eleição decisiva em nossa história. Consolidou o conceito de “ecossistema do crime ambiental”, colocando a segurança das pessoas e das florestas na Amazônia no centro do debate público e nas prioridades dos tomadores de decisão de países da região. Liderou discussões e mobilizações contra o descontrole armado no país. Monitorou os riscos ao espaço cívico e pautou as estratégias para sua defesa. 

O Instituto apresentou agendas temáticas com propostas para as candidaturas comprometidas com a democracia. Subsidiou grupos de trabalho da transição governamental em diferentes frentes. Desenvolveu estudos e artigos que tiveram mais de 6 mil citações em cerca de 80 países. Investiu em estratégias diversas de comunicação e mobilização ao redor de nossos temas. Participou de centenas de eventos-chave dentro e fora do Brasil. 

O Igarapé também seguiu colaborando para um multilateralismo mais eficaz, inclusivo e em rede, atuando no aprimoramento da governança global e reforma das Nações Unidas, no fortalecimento da resiliência a riscos sistêmicos e na intensificação de uma transição energética limpa e justa, bem como soluções baseadas na natureza. Em 2022, o Secretário-Geral da ONU nomeou a Presidente do Igarapé, Ilona Szabó, como membro do Conselho Consultivo de Alto Nível sobre Multilateralismo Eficaz. 

Também atuamos na informação e engajamento de decisores, especialistas e formadores de opinião em fóruns e redes internacionais, incluindo a COP27, COP15, eventos do Fórum Econômico Mundial, Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos, Paris Peace Forum, Brazil Climate Summit e New York Climate Week.

Tais oportunidades e conquistas revigoram nossa energia para seguir trabalhando em agendas centrais para o Brasil e para o mundo, com a esperança renovada pela reabertura do diálogo e pelo potencial de unir as forças necessárias para a ação coletiva em prol dos bens públicos. Que possamos seguir, juntas e juntos, nesta construção. Feliz 2023!